CRONOGRAMA

15 de Junho a 13 de Agosto

Inscrições para Comunicadores

15 de Junho a 17 de Outubro

Inscrições para Ouvintes

19 de Outubro

Início do evento

   

   Quem disse que o Inferno precisa ser quente? Quem garante que nele só há dor e sofrimento? Quem foi lá, viu, e voltou para dizer como é?

    O Inferno é onde colocamos nossos maiores medos, pavores, inseguranças sobre nossa própria moralidade. Se não questionarmos nossas atitudes, nossas decisões, escolhendo o que é certo e errado, haveria um Inferno? Haveria um lugar para ir como punição por nossos pecados? Um local cujo único propósito é ser o berço do que é impuro, perverso e subversivo, para onde as almas dos maus vão para queimar suas malícias? Seria o Inferno um lugar maligno para onde todo o mal vai e de onde todo o mal vem? E se não víssemos o Inferno pela interpretação cristã, ele seria assim?

 

    Porque o Inferno não poderia ser um local para onde vão os mortos? Porque não poderia ser uma imensidão de gelo, frio? Um vácuo inóspito, absolutamente escuro, de inexistência e solidão? Uma imensa floresta, densa, com ar leve e refrescante? Um interminável deserto seco, com um oásis longínquo, alcançável, zombando de nossa sede? Um imenso campo florido com um grande salão central, onde vemos todos aqueles que vieram antes de nós? Afinal, quem disse que o Inferno precisa ser quente?

   A IV Semana Infernal, em ambiente virtual de 19 a 21 de Outubro, é promovida em parceria entre o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais Meridianum (UFSC), o Grupo de História Medieval e Renascentista VIRTÙ (UFSM) e o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval LAPEHME (UNIPAMPA) e tem como anfitriã a Universidade Federal de Santa Catarina.

    O evento conta com a presença de palestrantes da Universidade Federal de Goiás (Profa. Dra. Adriana Vidotte/UFG), Universidade Estadual do Paraná (Prof. Dr. Daniel Lula Costa/UNESPAR), Museu de Arqueologia e Etnologia (Dr. Cássio de Araújo Duarte/MAE-USP), Universidade Federal de Santa Catarina (Profa. Dra. Aline da Silveira e Prof. Dr. João Eduardo Pinto Basto Lupi/UFSC) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Profa. Dra. Tamara Quírico/UERJ).

 

    A nova edição terá como temática O Inferno e outros espaços sobrenaturais, com inscrições para Ouvintes e Mesas de Comunicações. A IV Semana Infernal faz a manutenção deste ambiente acadêmico de interação entre pesquisadores de instituições de ensino superior, que abordam em seus estudos diferentes temporalidades e aspectos sobre temas relacionados à magia, bruxaria, feitiçaria, demonização de grupos marginalizados, imagens e discursos sobre seres demoníacos, Inferno e Purgatório.